terça-feira, 22 de maio de 2012

Diário de viagem - Cruzeiro visita a Juventus em Torino

No dia de hoje, 22 de maio de 2012, eu e Márcio Rodrigues pegamos o trem "Freccia Rossa" em Roma e desembarcamos à tarde em Torino com a missão de visitar a campeoníssima Juventus e trocar experiências com as divisões de base daquele time. Fomos muito bem recebidos pelo Sr. Gianluca Pessotto, vice-diretor do setor da Base da Juventus, ex atleta do clube e grande defensor da seleção italiana na década de 1990. Pessotto nos levou a conhecer as instalações do centro de treinamento que fica na Via Stupinigi em Vinovo. Trata-se de um belíssimo centro com uma belíssima vista dos Alpes ao fundo. Trabalhar e treinar com aquele visual deve ser muito inspirador.
Tive o privilégio de conhecer as instalações e entrar no vestiário dos atletas do time profissional e render homenagem ao craque Del Piero que abandonou a carreira recentemente. O seu box no vestiário sem o seu material esportivo destoava dos demais. Uma tristeza para quem gosta de um futebol bem jogado.
Interessante foi notar que as divisões de base do Clube dividem alguns espaços em comum com os profissionais. Tal convivência, segundo Pessotto, propicia uma valorização dos meninos e os incentiva a perseverar na carreira.
A sala de musculação tem uma grande vidraça que dá vista para os campos de treinamento. Enquanto treinam, os meninos da base têm uma visão de seus ídolos fazendo musculação. Há oito campos de treinamento no CT e um é especial para treinamentos perante a torcida. Uma vez por mês os portões do centro de treinamento são abertos para a torcida acompanhar o treino.
Após visitarmos a parte profissional fomos para a da base juventina. Interessante notar que a Juventus aceita crianças da região do Piemonte a partir dos SEIS anos de idade! No Brasil o Ministério Público recomenda que apenas jovens acima de quatorze anos podem treinar nos clubes brasileiros... Há, inclusive, um campo de grama sintética reservado para os pequeninos, que é coberto por uma "estufa" inflável que os protege do frio.
No final da visita, fomos apresentados ao Senhor Giovanni Rossi, que é o responsável pelo futebol da base Juventina.
Ganhei uma flâmula e fotos são proibidas no interior do CT. Assim, se você que ver fotos de lá, entre no site www.juventus.com. Veja na foto acima os Alpes ao fundo, emoldurando o Centro de Treinamento de Vinovo (essa foto é do Google).

Nenhum comentário:

Postar um comentário